//
Jorge Serrano – Diretor da ESE Almeida Garrett

Doutor em Estudos da Criança na área de Educação Especial/Inclusão pela Universidade do Minho. Detentor do Curso de Magistério Primário pela Escola do Magistério Primário de Coimbra, da Licenciatura em História pela Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras – do Curso de Especialização em Dificuldades de Aprendizagem, pelo ex-Instituto António Aurélio da Costa Ferreira e Pós-Graduações em História Cultural e Política (Universidade Nova/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) em Supervisão Pedagógica (Universidade de Lisboa/Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação) e em Avaliação Pedagógica (Universidade de Lisboa/Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação).

Como complemento à sua formação, Jorge Serrano é formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo n.º CCPFC/RFO-01956/97) em 9 áreas: História/História de Portugal, Avaliação, Educação Especial, Pedagogia do Desenvolvimento Social Infanto/Juvenil, Área Escola, Didáticas Específicas (História), Inovação Educacional, Práticas de Avaliação do Rendimento Escolar, Sensibilização à Educação Especial e Investigação-Acção.

Profissionalmente, Jorge Serrano desempenhou funções técnico-pedagógicas nos serviços centrais e regionais do Ministério da Educação entre 1979 e 1997, e atualmente é Director da Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Grupo Lusófona), desde 2009, sendo também docente no Ensino Superior Politécnico e Universitário desde 1996.

Ao longo do seu percurso profissional, Jorge Serrano já publicou diversos trabalhos, sendo os mais recentes:

  • Serrano, J. (2007). A Sala de Aula: Porta para a realidade ou para a utopia da Educação Inclusiva? In David Rodrigues & Bibiana Magalhães, Aprender Juntos para Aprender Melhor. Cruz Quebrada: FMH/Fórum de Estudos de Educação Inclusiva.
  • Serrano, J. (2008). Educação Inclusiva: o impacto da divergência conceptual. Cadernos de Investigação Aplicada, vol.II. Lisboa: Edições Universitárias Lusófona.
  • Serrano, J. (2011). Deficiência, inclusão e qualidade de vida: evolução concetual e novas lógicas de apoio. In Augusto Deodato Guerreiro, Comunicar e Interagir. Lisboa: Lisboa: Edições Universitárias Lusófona.
  • Tendo também prefaciado duas obras editadas pela PsicoSoma “Aprendizagem Inicial: Da Leitura e da Escrita e Níveis de Stress Escolar Infantil” de Maria Lopes; e “Programa de Neurociência: Intervenção em Leitura e Escrita”.

Enquanto convidado da conferência Ferramentas e Inovação na Educação Especial, Jorge Serrano irá falar sobre “Consciência Fonológica: impacto na competência leitora” apresentando um conteúdo extremamente enriquecedor tanto para profissionais na área de educação como para pais e familiares de crianças com necessidades educativas especiais.

Caso tenha interesse em contatar Jorge Serrano por motivos profissionais teremos muito gosto em fornecer o seu contato de email, com a permissão da mesmo.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 35 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: