//
Luís Querido – Psicólogo Clínico

Luís Querido é um Psicólogo Clínico licenciado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL) com pré-especialização em Neuropsicologia Clínica Cognitiva pela mesma Faculdade, e doutorando da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) na especialidade de Psicologia Cognitiva.

Recentemente, Luís Querido foi  membro do grupo de trabalho de um Estudo Psicolinguístico Longitudinal no âmbito do Plano Nacional de Leitura (da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares) intitulado “Estabelecimento de níveis de referência do desenvolvimento da leitura e da escrita do 1º ao 6º ano de escolaridade”. Foi colaborador de investigação em alguns projetos como:

  • Cognitive consequences of literacy” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo fundo FEDER da Comunidade Europeia, desde Setembro de 2008.
  • Visual phonology and auditory orthography“, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo fundo FEDER da Comunidade Europeia, desde Janeiro de 2006.
  • e é investigador no projeto “Pensamento analítico versus holístico / Analytic versus holistic thinking” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo fundo FEDER da Comunidade Europeia, desde Janeiro de 2010.

Até Março de 2011, Luís Querido foi Psicólogo e Director Técnico-pedagógico do Centro de Estudos, Explicações, Formação e Psicologia – PerfeitaMente, tendo interrompido temporariamente estas funções para se dedicar à investigação.

Ao longo da sua carreira, Luís Querido já teve oportunidade de publicar artigos, relatórios e capítulos de livros, para além de ter participado num grande número de conferências e congressos. Desta forma, ficam aqui algumas dessas publicações:

  • Santos, I., Fernandes, T., Ventura, P., Castro, S. L., Fernandes, S., Querido, L., & Morais, J. (2006). Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita (Cap. 9). In Língua Materna e Literatura Infantil – Elementos Nucleares para professores do Ensino Básico. Lisboa. LIDEL.
  • Fernandes, S., Ventura, P., Querido, L., & Morais, J. (2008). Reading and spelling acquisition in European Portuguese: A preliminary study. Reading and Writing: an interdisciplinary journal.
  • Morais, J., Araújo, L., Leite, I., Carvalho, C., Fernandes, S., & Querido, L., Relatório IV: Estudo Psicolinguístico “Estabelecimento de Níveis de Referência do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita do 1º ao 6º ano de Escolaridade” (Lisboa: Outubro de 2010)
  • Szwed, M., Ventura, P., Querido, L., Cohen, L. and Dehaene, S. (2012), Reading acquisition enhances an early visual process of contour integration. Developmental Science, 15: 139–149. doi: 10.1111/j.1467-7687.2011.01102.x
  • Nys, J., Fernandes, T., Ventura, P., Querido, L., Leybaert, J., Content, A. (2012). On the Impact of Instruction on Approximate Number Processing: A Comparison of Literate, Ex-illiterate and Illiterate Adults. Submitted.

Enquanto convidado da conferência Ferramentas e Inovação na Educação Especial, Luís Querido irá falar sobre “Dislexias, Disortografias e Discalculias,” apresentando um conteúdo extremamente enriquecedor tanto para profissionais na área de educação como para pais e familiares de crianças com necessidades educativas especiais.

Caso tenha interesse em contatar Luís Querido por motivos profissionais teremos muito gosto em fornecer o seu contato de email, com a permissão da mesmo.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 40 outros assinantes